Ferramentas são instrumentos que tornam a execução de tarefas mais eficiente, seja em tempo ou em resultados. O ser humano, ao longo de sua história nesse globo viajante ao redor do sol, fez uso constante de técnicas e de instrumentos capazes de tornar a sobrevivência possível.

Assim, tanto os instrumentos, quanto as técnicas, foram melhorados. É desnecessário narrar que simples ferramentas permitiram a criação de instrumental complexo, mas é fundamental frisar que há uma constante evolução desde o primeiro tacape, de pedra lascada, até um relógio pendular e mecânico, composto por inumeras engrenagens e montado com esmero e técnica.

Outras ferramentas permitem que o trabalho seja feito mais rápido. Um torno mecânico de usinagem permite a fabricação de peças que montam outras ferramentas, dispositivos e equipamentos, que por sua vez também vão facilitar ou tornar mais segura e eficiente a conclusão de um trabalho.

Não bastasse, à um torno mecânico se pode adicionar inteligência, ou recurso de automação, tornando-o um torno de comando numérico computadorizado. Isso requer uma eletrônica de controle muito específica, capaz de ler programas com as instruções de usinagem requeridas. Tanto o programa, quanto a manutenção de um equipamento automático assim, requer uma qualificação maior das pessoas que precisam operá-lo e dele tirar as peças de alta precisão.

São ferramentas que foram melhoradas, e que necessitaram de um conhecimento maior, e que, mais que qualquer coisa, aumentaram a eficiência de processos na indústria de produção, com qualidade e repetibilidade.

Estamos no alvorecer da Inteligência Artificial, em que através de algoritmos, poderemos avançar na eficiência, agora de métodos e de processos, não apenas na fabricação de bens em que a precisão numerica de computadores era superior à capacidade humana. Não é razoável encarar a I.A. como algo nocivo, que irá prejudicar a humanidade. Mesmo que alunos utilizem para obter trabalhos escolares prontos, ela é apenas mais uma ferramenta a disposição das pessoas para auxílio na obtenção de resultados.

Para quem deseja aprender algum conhecimento, a IA, nos moldes do CHATGPT, permite inclusive criar uma discussão com perguntas que esclareçam ou aprofundem determinado tópico, seja em gramática, seja em matemática, e mesmo em matéria de IA.

Ferramentas são como calculadoras, caso não se saiba o que fazer com elas, são inúteis. Saber o que fazer com a IA é próximo passo na evolução da humanidade.